Publicada em 02/08/2010 às 07h36m
Isabela Bastos
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RIO - Ponto de partida dos três corredores expressos com faixas segregadas de ônibus planejados pela prefeitura, a Barra poderá ser alvo de um pacote governamental de intervenções viárias para melhorar o seu trânsito. Segundo fontes do mercado imobiliário, o prolongamento da Via Parque até o Downtown, margeando a Lagoa da Tijuca, estaria entre as iniciativas em gestação. O leque de modificações incluiria ainda duas pontes sobre o Canal de Marapendi - ligando a Avenida General Felicíssimo Cardoso e as ruas Eugênio Lyra Neto e Ricardo Marinho à Avenida Peregrino Júnior -, ambas cortando a Avenida Prefeito Dulcídio Cardoso.
O prefeito Eduardo Paes confirmou a intenção de implantar a continuação da Via Parque, mas não quis falar sobre as pontes ou adiantar prazos e detalhes desses projetos:
- Tenho vontade de fazer a Via Parque toda. Existem coisas por fazer na Barra que estamos trabalhando em cima. Mas só vou anunciar quando estiver tudo negociado.
A expansão da Via Parque, que já está pronta em parte nas imediações do BarraShopping, seria uma alternativa ao trânsito pesado da Avenida das Américas. Já as pontes permitiriam uma ligação direta das avenidas das Américas e Lúcio Costa, fazendo com que os motoristas não tenham mais que fazer grandes deslocamentos na Américas para ir de um lado a outro do bairro.
Entre os investimentos públicos anunciados pela prefeitura para os próximos quatro anos, o TransCarioca (corredor ligando a Barra ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, via Penha) deverá ter um de seus editais lançado até o dia 15 deste mês. A concorrência escolherá a empresa que fará o projeto executivo do lote dois do corredor, entre a Penha e o Galeão. O trecho criará uma ligação expressa da Barra com a Baixada de Jacarepaguá, a Zona Norte e o aeroporto, a um custo de R$ 1,3 bilhão. No caminho, duplicará vias como a Estrada Coronel Pedro Correia, que hoje tem pista simples, e aproveitará o leito de avenidas como Ayrton Senna e Abelardo Bueno, e Estrada dos Bandeirantes, a partir de Curicica.
O restante da Estrada dos Bandeirantes não incluído no TransCarioca também passará por reformas. Segundo a Secretaria municipal de Obras (SMO), os 16 quilômetros da via entre o entroncamento com a Avenida das Américas, no Recreio, e a Avenida Olof Palm, na Barra, nas imediações do Riocentro, um dos locais de provas das Olimpíadas, serão duplicados. Por R$ 68,2 milhões, a ampliação deverá ser concluída em dois anos.
Já o trecho da Estrada dos Bandeirantes entre a Olof Palm e a Salvador Allende (cuja pista já é duplicada) passará por obras do programa Asfalto Liso. A SMO investirá R$ 77,5 milhões na pavimentação da via e de outras avenidas da Área de Planejamento 4, como Lúcio Costa, Ayrton Senna, Salvador Allende, Glaucio Gil, Geremário Dantas. O prazo de conclusão é de 14 meses.
Em setembro, será a vez do lançamento do edital do TransOlímpica, corredor de 26 quilômetros ligando Barra e Deodoro. O TransOlímpica fará integração com o TransCarioca na Estrada dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, e com o TransOeste, no cruzamento das avenidas das Américas e Salvador Allende. Esse cruzamento ganhará um viaduto dentro das obras da TransOeste, que deverá ficar pronto até o verão.
Com 32 quilômetros, ligando a Barra a Santa Cruz, e orçado em R$ 692,1 milhões, o TransOeste deverá começar a perfuração do Túnel da Grota Funda em dois meses. A previsão é que as obras durem dois anos. O corredor implicará na duplicação do trecho da Avenida das Américas entre o Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba.
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