quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Obra na Barra da Tijuca

A Secretaria Municipal de Obras detalha todo investimento que a Barra da Tijuca estará ganhando em vistas dos Jogos Olímpicos. Algumas obras já começaram e estão sendo construídas, outras ainda não começaram, mas pretendem melhorar todo sistema viário da região.

A Transcarioca - com custo estimado em R$ 1,3 bilhão - será anunciada em 2 semanas pela Prefeitura

TRANSCARIOCA

A TransCarioca será o corredor exclusivo de ônibus articulados que ligará a Barra da Tijuca à Penha. Além da ampliação da via, a obra inclui dois mergulhões, quatro viadutos, uma passagem inferior e a urbanização da área adjacente. A estimativa de custo é de R$ 730.498.256,86. A previsão é que a obra seja concluída em três anos.

Para dar início à intervenção, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) aguarda apenas a autorização de pagamento do Tesouro Nacional, já que a verba é oriunda do PAC Mobilidade. O TransCarioca vai atender a cerca de 350 mil passageiros por dia e permitirá que o trajeto Barra-Penha seja percorrido em 47 minutos, em vez dos 96 atuais.

A via terá 28 quilômetros, e vai passar pelos bairros Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha. Ao longo do TransCarioca serão instaladas 36 estações e dois terminais para embarque e desembarque de passageiros.

Para detalhar o traçado do TransCarioca, é preciso dividi-lo em quatro trechos. O primeiro é constituído pelo Terminal Alvorada, Avenida Ayrton Senna e Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em uma extensão aproximada de 5 km. Nesse trecho serão construídas uma passagem inferior sob a Avenida das Américas, um mergulhão, na Avenida Ayrton Senna e uma ponte sobre a Lagoa de Jacarepaguá. Neste trecho, além do Terminal Alvorada, haverá cinco estações (Lourenço Jorge, Via Parque, Pólo Cine Vídeo, Hospital Sarah, Autódromo).

O trecho 2 tem extensão de 7 km e começa na Estrada Coronel Pedro Correia, seguindo até o final da Estrada dos Bandeirantes. Nesse trecho serão construídas 10 estações (Pedro Correia, Curicica, Praça do Bandolim, Arroio Pavuna, Schering, Comandante Guaranys, Gusmão Lobão, Merck, André Rocha e Largo da Taquara).

No trecho 3, de 7,5 km, o trajeto passa pela Avenida Nelson Cardoso, Rua Cândido Benício, Rua Domingos Lopes, Rua Guaxima e Viaduto Negrão de Lima, que será duplicado. Haverá, ainda, um mergulhão, para ligação da Rua Cândido Benício à Rua Domingos Lopes e dez estações (Marechal Bevilaqua, Praça Araci Cabral, Largo do Tanque, Albano, Praça Seca, Capitão Menezes, Pinto Teles, Largo do Campinho, Madureira e Mercadão).

O último trecho é formado pela Avenida Ministro Edgard Romero, Avenida Vicente de Carvalho e Avenida Brás de Pina. São 8,5 km até o Terminal da Penha, com 11 estações (Otaviano, Vila Queiroz, Largo de Vaz Lobo, Marambaia, Vicente de Carvalho, Praça Aquidauana, Lafaiete, Pedro Taques, Praça do Carmo, Guaporé e Cajá). Será construído um viaduto sobre a Linha 2 do metrô, na altura de Vicente de Carvalho.

Integração - A instalação do TransCarioca dá início a um sistema integrado de transportes. Haverá integração físico-tarifária com os trens da SuperVia (Deodoro, Belford Roxo e Gramacho) e com a Linha 2 do metrô. O corredor será alimentado por linhas mais curtas que vão interligá-lo aos bairros localizados na área próxima ao traçado e também complementado por linhas mais longas ligando a via ao Centro e aos principais sub-centros urbanos (Zona Sul, Méier, Saens Peña).

TRANSOESTE

A Secretaria Municipal de Obras iniciou no dia 8 de julho de 2010 a implantação da Transoeste, corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz. A Prefeitura do Rio vai investir R$ 692,1 milhões nas obras, que incluem a abertura do túnel da Grota Funda e devem ser concluídas em dois anos.

A Transoeste vai reduzir pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros e é um dos três corredores que compõem o projeto de preparação viária da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, ao lado da Transolímpica e Transcarioca.

O corredor não terá pedágio e a Serra da Grota Funda continuará em funcionamento. Serão 32 km de extensão, com 30 estações de BRTs (Bus Rapid Transit) – corredor expresso de ônibus articulados. O sistema de BRT da Transoeste é totalmente segregado do tráfego geral, composto por linhas expressas e paradoras, ligando Barra da Tijuca a Santa Cruz. O corredor central conta ainda com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.

A obra inclui a restauração de 255 mil metros quadrados e a implantação de 522 mil metros quadrados de pavimento. Também serão instalados 3.650 pontos de luz, garantindo nova iluminação.

Atualmente, o trajeto Santa Cruz–Barra da Tijuca tem aproximadamente 50 km de extensão, que, de ônibus, são percorridos, em média, em uma hora e 40 minutos. Nos horários de pico, a viagem pode levar até duas horas e 30 minutos. Com a construção da Transoeste, o tempo de viagem cairá para menos de uma hora: quase metade do tempo médio gasto hoje e 150% mais rápido do que na hora do rush.

Para execução da obra, a Transoeste foi divida em três lotes, que serão executados simultaneamente. A empresa responsável pela intervenção é obrigada por contrato a minimizar os transtornos à população e garantir rapidez na finalização dos serviços.

Saiba mais sobre a obra:

- Trecho 1 – Av. das Américas entre o Terminal Alvorada e Av. Benvindo de Novaes – A via será adpatada para se tornar um corredor expresso e receber o BRT, com mudanças na sinalização e construção de dois viadutos - um no cruzamento das Avenidas das Américas e Salvador Allende e outro entre América e Benvindo de Novaes.

- Trecho 2 – Av. das Américas entre a Av. Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba - Será feita a implantação das pistas laterais da Avenida das Américas entre a Avenida Salvador Allende e Canal de Sernambetiba. Também haverá duplicação da ponte sobre o Canal e a duplicação da pista da Av. das Américas entre a Alceu de Carvalho até a Estrada do Pontal, onde será aberto o túnel da Grota Funda. Composto por duas galerias de 1.100 metros, o túnel segue até o Canal do Rio Portinho. Serão criadas alças de acesso à Guaratiba, readequando as vias, tanto para as entradas de Ilha de Guaratiba quanto para as de Barra de Guaratiba. O trecho das Américas depois do túnel da Grota Funda também será duplicado até a Estrada da Matriz, em Guaratiba.

- Trecho 3 – Av. das Américas entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz – A via será totalmente duplicada neste trecho, passando a ter três faixas por sentido.

TRANSOLÍMPICA

O secretário municipal da Casa Civil, Luiz Antonio Guaraná, apresentou no dia 17 de maio de 2010 o projeto de construção da Transolímpica. A via é a maior obra viária já anunciada em 30 anos, com aproximadamente 26 quilômetros de extensão, ligando os bairros do Recreio dos Bandeirantes à Deodoro, passando por Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Jardim Sulacap e Magalhães Bastos.

A Transolímpica ligará a Vila Olímpica, no Rio Centro, e o Parque Olímpico do Rio, no Autódromo de Jacarepaguá, ao Parque Radical do Rio, em Deodoro. Serão duas pistas com três faixas para veículos e faixas exclusivas para BRT, permitindo conexão com as vias da Transcarioca, na Avenida dos Bandeirantes, em Jacarepaguá, e com a Transoeste, na Avenida das Américas, na altura do Recreio dos Bandeirantes, além de interligar com a Supervia na estação Deodoro.

Também serão construídas ciclovias nas duas laterais da via – em Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Deodoro -, e nas paradas das estações BRT, incentivando o uso deste sistema de transporte.

O traçado prevê 3.800 metros de túneis, sob o bairro da Taquara e o Parque da Pedra Branca, preservando o patrimônio ambiental da região. Também serão construídas 12 pontes e viadutos, ajudando no deslocamento da mobilidade urbana.
O projeto foi concebido para que mais pessoas pudessem ter acesso ao transporte de massa, priorizando caminhos que minimizassem as desapropriações de residências existentes – cujos números serão fechados em dois meses.

A modelagem visa, prioritariamente, a garantia do padrão de excelência de manutenção e operação. Para a construção da obra, que tem previsão de início para o primeiro semestre de 2011, serão necessários cerca de 40 meses. O lançamento do edital, que está sendo modelado pela Casa Civil, será em setembro deste ano.

ESTRADA DOS BANDEIRANTES

A Prefeitura iniciou no dia 4 de julho de 2010 as obras de urbanização na Estrada dos Bandeirantes, uma das principais vias da Zona Oeste da cidade, que será alargada e receberá nova pavimentação, rede de drenagem e ciclovia. O investimento é de R$ 68,2 milhões e a intervenção será executada em 16 quilômetros da via.

A obra vai pavimentar 138 mil metros quadrados da estrada, construindo 24 mil metros quadrados de calçadas. Os serviços incluem a implantação de 16 mil metros de ciclovia e o plantio de 600 mudas de árvore. A Estrada dos Bandeirantes também receberá 40 novas baias de ônibus. Além disso, será readequado o sistema de drenagem no local, com a implantação de mais 10 mil metros de galerias de águas pluviais. A intervenção tem prazo previsto para terminar em dois anos.

A Estrada dos Bandeirantes conta com obras de Asfalto Liso (trecho entre a Av. Olof Palme e a Estrada Cel. Pedro Correia), alargamento (trecho entre a Av. Olof Palme e a Estrada do Pontal) e TransCarioca (trecho entre a Estrada Coronel Pedro Correia e vai até o início da própria Estrada dos Bandeirantes na Taquara).

AVENIDA AYRTON SENNA

A Prefeitura do Rio iniciou no dia 10 de junho as obras de duplicação e de implantação da nova rede de drenagem no trecho da Avenida Ayrton Senna, na Barra da Tijuca, em frente à Vila do Pan. A intervenção, avaliada em R$ 43,4 milhões e com duração de um ano, pretende melhorar o escoamento do trânsito nessa via - por onde passam em média 150 mil veículos por dia, segundo dados da Secretaria Municipal de Transportes - e ainda acabar definitivamente com os bolsões de água que costumam se formar em dias de chuva no local.

A ação é parte de um grande pacote de R$ 220 milhões em melhorias para as vias de acesso à Linha Amarela. Os serviços serão executados pela Lamsa (Linha Amarela S.A.), concessionária que administra a via expressa e parceira do Município nesse trabalho.

O projeto da Secretaria Municipal de Obras prevê a construção, na Avenida Ayrton Senna, num trecho de 820 metros, de uma nova pista no sentido Linha Amarela, com duas novas faixas, passando por onde hoje existem o canteiro central e parte do terreno de um posto de gasolina.

Será implantada ainda uma terceira faixa no sentido Barra da Tijuca e o asfalto das pistas já existentes vai passar por recapeamento. No subsolo de todo esse trecho renovado, uma nova rede de drenagem vai facilitar o escoamento da água numa extensão de 740 metros. A execução será feita de tal forma que afaste completamente qualquer risco de afundamento.

ASFALTO LISO

A Secretaria Municipal de Obras deu início em abril ao Asfalto Liso, programa que vai levar melhorias à pavimentação de 182 corredores de tráfego. O investimento será de R$ 476,3 milhões, e toda a intervenção deve ficar pronta em até 26 meses. O projeto começou na Avenida Cesário de Mello, em Santa Cruz, e é feita simultaneamente no Corredor Viário da Penha (ruas Uranos, Ibiapina e José Maurício), e avenidas Delfim Moreira (Leblon), Vieira Souto (Ipanema), Presidente Vargas (Centro) e Ayrton Senna (Barra da Tijuca), e Estrada do Galeão (Ilha do Governador).

No contrato que cuida da área da Área de Planejamento 4 (onde está a Barra da Tijuca), a SMO investirá R$ 77,5 milhões. O trabalho nas avenidas Lúcio Costa, Ayrton Senna, Glaucio Gil, Salvador Allende, Geremário Dantas, e nas estradas dos Bandeirantes, do Pau Ferro, de Jacarepaguá, entre outras, deve ser concluído em 420 dias (14 meses).

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